Casa de Osama Bin Laden convertida em instalação virtual
Desde o passado dia 24, que se encontra exposto na Tate Britain em Londres uma reconstrução virtual da casa abandonada de Osama Bin Laden no Afeganistão. Este trabalho da autoria dos artistas Ben Langlands e Nikki Bell é, entre outros, um forte candidato ao Prémio Turner, cuja atribuição só será decidida em Dezembro.
A reconstrução de Langlands e Bell teve base numa viagem ao Afeganistão pós-taliban. Comissariados pelo Imperial War Museum, os artistas visitaram a casa ocupada por Osama Bin Laden quando, em Maio de 1996, este se mudou do Sudão para este país. Daqui surgiu uma criação original, adaptado ao mundo actual, quer em termos tecnológicos, quer em termos políticos. Através de um simples comando de jogos vídeo, os visitantes desta exposição podem explorar o modesto local onde habitou o homem que supostamente terá arquitectado os ataques de 11 de Setembro.
Este homem que conseguiu, sem dúvida, mudar o mundo, ao acentuar de forma gravíssima os conflitos Ocidente-Oriente, e que é, sem dúvida, o homem mais procurado e menos encontrado do mundo, é agora a figura central de uma produção artística candidata ao célebre Prémio Turner.