domingo, abril 24

Hitler mais humano a chegar aos cinemas de Israel


O filme A Queda - As últimas horas de Hitler de Oliver Hirschbiegel, filme polémico na medida em que mostra um Hitler mais humanizado, será exibido no próximo mês em Israel. Esta exibição deve-se à decisão de Nurit Shani, proprietária da distribuidora Shani Filmes. Após uma opinião maioritariamente positiva relativamente ao filme, por parte dos espectadores de um teste efectuado no início deste mês, Shani resolveu distribuir o filme pelos seus sete cinemas a partir de 19 de Maio.
Esta obra cinematográfica, protagonizada pelo actor Bruno Ganz e candidata ao óscar de melhor filme estrangeiro, relata os dias finais de Hitler no seu bunker em Berlim. Antes do suicídio, segundo a visão percebida no filme, Hitler varia entre o ódio, a loucura, a ternura e o amor. Estes são sentimentos que nem de todo se coadunam com a política radical israelita no que respeita à memória do Holocausto. O país que ainda abriga 280 mil sobreviventes do Holocausto não verá certamente o filme sem que a polémica se instale.
Shani aponta para a necessidade urgente do povo israelita lidar de perto com a memória desta figura, para a necessidade de encará-la de frente já que não se pode ignorá-la, acrescentando que não exibir o filme seria um acto de censura. Por seu lado, Efraim Zuroff, director do escritório do Centro Simon Wiesenthal, não está muito preocupado com a exibição em causa, embora não se mostre especialmente interessado em que as pessoas o vejam.


Fontes:
Público (15/04/2005) - não disponível on-line

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os proprios Israelitas concordadam com a qualidade do filme... Está na altura de reduzir a importancia do nazismo, pois esta força que lhe continuam a dar so faz com que apareçam ainda hoje alguns.
Tem de se enviar o nazismo para onde ele fica bem. História e Passado.

4 de maio de 2005 às 13:27  

Enviar um comentário

<< Home