terça-feira, abril 19

Relembrar os tempos do Gulag




Finalmente foi traduzida para português a obra da escritora Anne Applebaum: Gulag – Uma história.
Trata-se de uma obra na qual os leitores poderão tomar conhecimento de uma das mais terríveis tragédias da história, tragédia essa só comparável ao Holocausto na Alemanha Nazi.
O
Gulag ou Glavenoe Uporavlenie Lagerei, eram uma vasta rede de campos de trabalhos forçados, ou campos de concentração, que abrangiam toda a ex-União Soviética. Estima-se que tenham passado por estes campos de concentração cerca de 18 milhões de pessoas, nomeadamente, entre 1929 e 1953. Este período coincide, precisamente, com a vigência do regime ditatorial de Estaline, representando também o auge do Gulag.
Nestes campos de concentração, calcula-se que tenham morrido muitos milhões de pessoas, alguns números apontam que cerca de 4,5 milhões de pessoas nunca regressaram de lá.
Convém salientar que estes campos de concentração são muito anteriores ao regime de Estaline e que, mesmo após a morte deste, os campos continuaram a existir, representando um marco negro na História, apesar do pouco reconhecimento que o Ocidente deu e dá a esta página da História.
O livro de
Anne Applebaum retracta o horror destes campos, através de muitas histórias de pessoas que conseguiram sobreviver, mostrando inclusive o dia-a-dia das pessoas no campo de concentração. Applebaum baseou-se em entrevistas, arquivos, memórias de sobreviventes e, também, em alguma pesquisa, de forma a dar ao seu livro uma total dose de veracidade.
Para além desta perspectiva,
Anne Applebaum pretende mostrar o papel que os campos de concentração desempenharam no sistema político e económico da ex-União Soviética.
Com esta obra,
Anne Applebaum já ganhou muitos prémios, entre os quais o prémio Pulitzer de obras não ficcionais de 2004, o prémio Duff-Cooper, um prémio britânico, entre outros.
Uma obra de referência que finalmente está ao dispor dos portugueses e em português.

Fonte: Mil Folhas de 8 de Abril

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Agradecíamos que entrasse em contacto com o "umjornal", a propósito de um artigo que está a ser preparado sobre os weblogs na UM:

umjornal@editorial.uminho.pt

Muito obrigada

20 de abril de 2005 às 14:51  

Enviar um comentário

<< Home