quinta-feira, abril 21

M.I.A. - música em dialecto de guerra


O primeiro álbum de M.I.A., "Arular", editado no mês passado nos Estados Unidos da América, chegará a Portugal na próxima segunda-feira, dia 25 de Abril. O disco revela algumas das experiências de guerra vividas por esta cantora, pertencente à minoria Tamil do Sri Lanka, que, desde os anos 7o, mantém um conflito militar com a maioria Singalesa que se encontra no poder.
Desde os 10 anos, residente em Londres e separada do pai, que continua a lutar pela indepêndência, M.I.A. (cujas ininiciais significam Missing in Action - Desaparecida em Combate), após dois singles de sucesso, assinou contrato com a XL Recordings e lançou "Arular". Este seu primeiro álbum, que recebeu o nome de guerra do pai, é uma mistura de música urbana de rua, electronica, reggaeton, dancehall, funk e pop. É, para além de tudo, uma mistura da voz de menina irreverente com a imagem de uma sobrevivente; nas suas canções ouvimos momentos traumáticos de guerra: as constantes fugas e perseguições, os bombardeamentos, o incêndio da sua escola, a morte de amigos, a situação de refugiada em Londres... Como ela explica em entrevista ao Público, após dez anos rodeadada de violência, seria inevitável que, ao ter oportunidade de comunicar com o mundo, invocasse estes momentos de violência. Por outro lado, Maya Arulpragasam (nome verdadeiro da cantora) sublinha ainda a necessidade sentida neste disco de perceber o que leva alguém a travar uma luta por uma causa que pensa ser justa, distinguindo claramente esta luta da palavra "terrorismo".
M.I.A, para além de cantora, formou-se aos 22 anos em cinema, no College of Art and Design. Em 2001, chegou mesmo a fazer um documentário no Sri Lanka, que visiva sublinhar a diferença entre os jovens ingleses e os do Sri Lanka. Neste documentário, percebeu uma apatia inglesa generalizada contrastante com um altruísmo quase fundamentalista no Sri Lanka. O documentário ficou no abandono, devido à legislação pós 11 de Setembro que visava uma prevenção total ao terrorismo. Porém, das suas imagens já resultou uma incursão por parte de M.I.A. no terreno das artes plásticas, que, por sua vez, lhe valeu a publicação de um livro de gravuras e uma nomeação para o "Alternative Turner Prize".

Fontes:
Apartes
Público

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Felicito este blog pelos assuntos tratados, particularmente pelos comentários a obras de valor cultural. Num tempo em que mais parece a era do súperfluo, é reconfortante encontrar gente que alinha pelo valor cultural dos artistas.

23 de junho de 2005 às 19:32  
Anonymous Anónimo said...

Felicito este blog pelos assuntos tratados, particularmente pelos comentários a obras de valor cultural. Num tempo em que mais parece a era do súperfluo, é reconfortante encontrar gente que alinha pelo valor cultural dos artistas.

23 de junho de 2005 às 19:33  

Enviar um comentário

<< Home