sexta-feira, abril 15

Torturas de Abu Ghraib retratadas por Fernando Botero

O colombiano Fernando Botero pintou, em 50 quadros, as torturas infligidas por soldados americanos a presos iraquianos na prisão de Abu Ghraib. Alguns dos seus quadros foram expostos em Paris no passado dia 11, dia em que, em Baquba, jovens iraquianos exigiam a retirada das tropas americanas, mostrando imagens de Abu Ghraib.

Reclamando a necessidade urgente de representar este horror, o artista plástico apresenta-nos um conjunto de imagens de cores vivas e corpos arredondados, que transmitem, de uma forma invulgar e criativa mas igualmente chocante, a humilhação perpretada ao povo iraquiano. Homens torturados, em lingerie feminina, pedaços de sangue vermelho-vivo junto à pele: corpos completamente expostos à violência, numa recriação imaginativa das fotografias publicadas destas torturas. Fernando Botero sublinha que 50 quadros não chegam, de todo, para representar o drama do povo iraquiano, prometendo mais "pinceladas" sobre esta "tela de guerra".

Os 50 quadros estarão expostos no Palazzo Venecia, em Roma, a partir de 16 de Junho, e Botero promete que percorrerão ainda outros países como a Alemanha. O pintor afirma ainda um desejo manifesto de os ver expostos nos Estados Unidos da América, "país a quem mais interessa este assunto".


Fontes:
Diário de Notícias 1

Diário de Notícias 2

Diário Digital