quinta-feira, abril 7

Exposição de fotografia sobre Guerra está patente em Genebra



O museu Internacional da Cruz Vermelha, situado em Genebra, acolhe até Agosto uma exposição de fotografia intitulada: Guerra; Estados Unidos – Afeganistão - Iraque.

Está a decorrer desde o dia 16 de Março uma exposição de fotografia no Museu Internacional da Cruz Vermelha, o qual se situa em Genebra, exposição essa que vai estar patente até 14 de Agosto.
Esta mostra nasce da ideia de dar a conhecer às pessoas as alterações que têm acontecido no Mundo desde 11 de Setembro de 2001 com os atentados ao World Trade Center.
Todo começa a 9 de Setembro com a criação da VII (sete), uma agência de fotógrafos profissionais, criada, curiosamente, dois dias antes dos atentados às torres gémeas, na cidade de Nova Iorque. Os seus criadores foram sete fotógrafos (Alexandra Boulat, Ron Haviv, Gary Knight, Antonin Kratochvil, Christopher Morris, James Nachtwey and John Stanmeyer, mais tarde juntaram-se a estes Christopher Anderson e Lauren Greenfield) que pretendiam controlar os canais de distribuição das suas fotos.
Este conjunto de cinquenta e quatro fotografias são importantes para que as pessoas vejam o quão devastadoras são as guerras/ conflitos bélicos. São deveras aterradoras as fotografias tiradas por James Nachtwey das ruínas do World Trade Center, as quais dão uma visão da devastação que o atentado causou, já para não falar das fotografias tiradas em Bagdade após a tomada da cidade, ou as tiradas no Afeganistão.
Com esta exposição, os visitantes são levados a fazer uma reflexão profunda da realidade, colocando questões extremamente pertinentes, tais como – Será que isto aconteceu? É mesmo real? Isto que estamos a ver não será uma farsa/ montagem? Como aconteceu? Porquê?
Ninguém ficará indiferente às fotografias, muitas poderão inclusive chocar as pessoas, afinal aquilo que vimos em filmes e na televisão em nada se compara às fotos que se encontram expostas em Genebra. São fotos que são acompanhadas de uma carga emotiva muito forte, ajudando a mostrar que as guerras, as verdadeiras, deixam marcas em toda a população mundial. Todos somos afectados pelas guerras, embora uns de forma directa, outros, aqueles que não estão lá, são-no pela constatação da dor e sofrimento daqueles que não têm culpa de estar no sítio errado.

Fontes:
www.micr.ch e www.euronews.net
Link:http://www.micr.ch/e/exhib/explore_current_e.html

Algumas Fotos: