sábado, março 26

Guerra passa pelo King em Dias de Documentário

Música e política – estes foram os temas versados na terceira edição de Os Dias do Documentário que teve lugar no cinema King , entre o dia 17 e 23.
Esta iniciativa da Medeia filmes, animada por uma assistência cada vez mais interessada pelo género documental, teve no seu programa filmes inéditos, parte deles em antestreia nacional. Estes, ao contrário do que aconteceu em 20004, edição dedicada ao documentário português, eram de origens bastante diversificadas, passando pela Europa, pela América e pela Ásia. Segundo a Medeia Filmes, este ciclo pretendeu principalmente dar a conhecer a diversidade de trabalhos de uma área do cinema em crescente vitalidade.
Em colaboração com o Instituto Franco-Português e a Embaixada Francesa, o King assistiu a uma retrospectiva do realizador cambodjano Rithy Pahn, com filmes como “Bophana” (dia 17), “S21 - The Khmer Rouge Killing Machine”(dia 19), “Site 2, aux abords des frontiéres” (dia 20) e finalmente “La terre dês ames errantes” (dia 23). Todos os filmes retratam o sofrimento do povo cambodjano nas mãos dos Khmer Vermelhos, seja este sofrimento traduzido em perseguições e detenções, exílios e fugas, torturas e extermínio, ou finalmente, nas memórias dos sobreviventes num país em ruínas.
Não houve Michael More, mas houve Robert Greenwald, no dia 17, com Outfoxed, um documentário que desmascara as manipulações e estratégias dos dirigentes políticos norte-americanos, nomeadamente no sentido de justificarem as suas intervenções militares e outros aspectos da sua política externa. O principal meio de manipulação apontado são os media, indo a acusação central para o canal informativo “Fox News”.
Erik Gandini e Tarik Saleh trouxeram, no dia 19, a memória da guerrilha da Bolívia, com Sacrifício, who betrayed Che Guevara. Este documentário revela possíveis novas versões do assassínio de Che Guevara em 1967, durante a guerrilha da Bolívia, e aponta outros autores, que não os conhecidos nos livros de história, do fim do sonho da unificação da América Latina.
Estas foram apenas algumas das apostas feitas pel’Os Dias do Documentário, aqui destacadas pela sua relação com a tendência contínua deste género cinematográfico para filmar “paisagens de guerra”.


Fontes: