Bonecos de Guerra
"Schickelgruber, alias Adolf Hitler" do dramaturgo Neville Tranter estará em cena no Teatro Nacional de S.João, entre o dia 10 e 12 de Dezembro.
Inserido no Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), o espectáculo "Schickelgruber, alias Adolf Hitler" do dramaturgo australiano Neville Tranter estará em cena no Teatro Nacional de S.João, entre o dia 10 e 12 do presente mês.
O espectáculo que a Stuffed Puppet Theatre (companhia fundada pelo próprio Tranter) traz agora a um palco português tem base nos últimos dias de Hitler passados num bunker em Berlim. Tudo se passa no dia do 56º e último aniversário do Führer (20 de abril de 1945). Este encontra-se na companhia de Eva Braun, sua amante, e dos seus ministros Hermann Goering (Luftwaffe) e Joseph Goebbels (Propaganda e Informação). Eva Braun encontra-se embriagada e os ministros não páram de falar, convencendo Hitler que ainda há uma solução, de que quando Hitler falar de novo ao povo tudo se iré remediar. Somente Hitler se encontra silencioso e resignado. Enquanto esta cena decorre, o Exército Vermelho (URSS) ocupa a cidade e cada vez mais se aproxima do bunker onde estão Hitler e os seus companheiros. A situação é irreal mas lança a verdade de um novelo de emoções quer relativamente à personagem de Hitler, quer em relação a toda a II Guerra Mundial.A morte está sempre presente em toda a peça, e toda a encenação do bunker se torna um espaço mórbido, tétrico, e essencialmente resignado.
Neville Tranter, marionetista, actor e mentor do espectáculo é capaz de dar imagens que o público tão cedo não esquecerá, juntando à ambientação minimalista a música, a luz e o som, e combinando ferramentas do teatro tradicionais com tecnologia de ponta.
Este espectáculo é, assim,m a passagem em palco de uma guerra que atingiu todo o mundo e o transformou por completo, a nível social, político, económico e humano. Porém, é de notar que Neville Tranter não o faz de qualquer forma: ele tem humor, seriedade ética e política, sensibilidade artistíca,e o dom de dar vida a um boneco.
Fontes:
http://jornal.publico.pt/publico/2004/12/03/Cultura/C03.html
http://www1.uol.com.br/diversao/afp/ult32u5610.shl
http://www1.uol.com.br/diversao/afp/ult32u5610.shl
http://www.agendadoporto.pt/indi/348.htm
http://geocities.yahoo.com.br/bonecoscanela/www/stuffed/
http://stuffedpuppet.nl/productions/new/index.php3
http://geocities.yahoo.com.br/bonecoscanela/www/stuffed/
http://stuffedpuppet.nl/productions/new/index.php3
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home