quinta-feira, novembro 4

A guerra e a paz em Veneza

Aconteceu no início deste ano uma exposição de arte em Veneza, a qual retractava a guerra e a paz, mais precisamente os tempos de paz, dos fins do século XIX (1866 em diante), e os tempos de guerra, do princípio do século XX (1915 a 1918).
Os que visitassem a exposição eram presenteados com uma série de pinturas, esculturas e peças de joalharia e vestuário, desse tempo (1866 a 1918), os quais eram acompanhados por uma banda sonora e por filmes da época que permitiam envolver as pessoas no tempo e no momento concreto.
Explicando de uma forma mais precisa, se estivesse a ser mostrado um tempo de paz, a música e as imagens criavam o respectivo ambiente, mostrando alguns aspectos desses tempos, passando-se o mesmo se estivessem a ser mostrados tempos de guerra, nomeadamente, os da Primeira Guerra Mundial.
Aqueles que visitaram a exposição tiveram o privilégio de ver obras de arte de Giovanni Fattori, Ippolito Caffi, Pascal Blanchard entre outros. Uma excelente exposição que mostrou o que de melhor se fez naquela altura da história entre os tempos prósperos de paz e os tempos de destruição e devastação de guerra.