sexta-feira, novembro 26

Team America: World Police

Uma guerra pela paz, à moda americana

A mais recente criação dos autores da mítica série de animação South Park, Trey Parker e Matt Stone, é Team America: World Police, um filme de animação que retrata e satiriza a prepotência norteamericana na guerra contra o Iraque e contra o terrorismo em geral.
O filme conta a história de uma polícia internacional encarregue de manter a segurança global no mundo que toma conhecimento que um ditador longínquo fornece armas de destrição maciça a terroristas. Logo, este verdadeiro "exército da paz" parte em combate ao terrorismo com vista a salvar o mundo... Parece que já se viu esta história em mais algum lado, não é?... Só que na história de Parker e Stone os soldados são incompetentes, desajeitados, e sem pontaria pontaria nenhuma, acabando por destruir a Torre Eiffel, o Big Ben e as Pirâmides do Egipto.
Este filme provocou, como seria de esperar, uma onda de polémica nos EUA quer pela sua perspectiva relativamente ao terrorismo e às formas de o combater, quer devido às cenas de sexo e violência.
Após terem apresentado nove versões de uma mesma cena (que se relacionava com um acto de amor entre duas personagens), os criadores deste filme animado de guerra finalizaram a sua própria "guerra" com os censores da Motion Picture Association of America (MPAA), ao conseguir baixar a classificação do seu filme de NC17 (classificação usualmente dada a filmes pornográficos) para R (adultos ou menores acompanhados). Porém, Parker, ficou especialmente aborrecido com os cortes que tiveram de fazer à referida cena, pelo que , segundo este, ela se tornou confusa e incompreensível.
Apesar de toda esta censura, o retrato da atitude belicista norte-americana através de simples "marionetas", para além de constituir um contributo cinematográfico notável, é, sem dúvida, uma crítica sócio-política actual e marcante.


Fontes: